Divirta-se e aprenda com nossos quizzes

Postado por: Luciana Montera

Que tal testar os conhecimentos que você ganhou durante sua visita ao MuArq ou depois de acessar alguns dos conteúdos que disponibilizamos no nosso site?

 

Os nossos quizzes buscam testar o conhecimento que você adquiriu visitando nosso museu, ou vendo os vídeos produzidos pela equipe do MuArq – UFMS – sobre o modo de vida dos primeiros habitantes de Mato Grosso do Sul.

E você, o que aprendeu? Vamos testar seus conhecimentos?

 

Quiz 1 – Raízes da nossa gente

O curta-metragem Raízes da Nossa Gente – projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos CulturaL (Fmic 2019 da Sectur/PMCG) busca levar conhecimento sobre o modo de vida dos primeiros habitantes de Mato Grosso do Sul, em especial, os povos indígenas ceramistas. 

 

Assista ao curta clicando aqui.

 

E você, o que aprendeu vendo este curta? Vamos testar seus conhecimentos?

 

93
Criado em

Raizes da nossa gente

1 / 10

Quem foram os primeiros habitantes de Mato Grosso do Sul?

2 / 10

Um dos aspectos mais notáveis da vida humana no período pré-histórico foram as pinturas nas cavernas. Este tipo de pintura mereceu inúmeros estudos acerca do significado dessa expressão artística. Essa pintura é conhecida como...

3 / 10

Qual é o período em que os seres humanos aprenderam as técnicas de lascar rochas portanto, produziram seus instrumentos como lanças, facas, lesmas e pontas de flechas conhecidos como tecnologia lítica.

4 / 10

Como os primeiros humanos que chegaram no território onde hoje é Mato Grosso do Sul viviam?

5 / 10

Qual é o significado da palavra nômade?

6 / 10

Quando esses povos pré-históricos chegaram ao território que hoje conhecemos como Mato Grosso do Sul?

7 / 10

Assinale a alternativa incorreta:

8 / 10

Quais objetos os povos indígenas ceramistas agricultores não produziam com argila?

9 / 10

Por que alguns dos potes que estão no museu são expostos quebrados?

10 / 10

Como eram feitos os potes cerâmicos na pré-história de Mato Grosso do Sul pelos povos indígenas?

Sua nota é

A nota média é 71%

0%

 

Quiz 2 – Conhecendo a Pré-História de Mato Grosso do Sul

 

O que você sabe sobre sobre Pré-História geral? E de Mato Grosso do Sul? Vamos testar seus conhecimentos?

 

41
Criado em

Conhecendo a Pré-História de Mato Grosso do Sul

1 / 15

Os seres humanos dessa época histórica são considerados caçadores coletores. Foi nesse período que ocorreram os primeiros deslocamentos da África em direção a outros continentes.

2 / 15

Um dos aspectos mais notáveis da vida humana no período paleolítico foi a pintura nas cavernas. Este tipo de pintura mereceu inúmeros estudos acerca do significado dessa expressão artística.

3 / 15

Considerada uma das maiores revoluções da história, a grande mudança que ocorreu no modo de vida dos homens e mulheres da pré-história: abandonaram o nomadismo e se tornaram sedentários, deixando de ser meramente coletores e caçadores para se tornarem agricultores ceramistas.

4 / 15

Período em que os seres humanos aprenderam as técnicas de lascar rochas, portanto, produziram seus instrumentos como lanças, facas, lesmas e pontas de flechas – materiais líticos.

5 / 15

Considerada um dos principais avanços da humanidade, os homens paleolíticos passaram a assar a carne e a cozinhar vegetais, se reuniam, descansavam e se protegiam do frio e dos ataques de animais ferozes.

6 / 15

Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente à sua volta. (Créditos da imagem: Arte/Valdo Virgo/CB/D.A Press)

7 / 15

Cidade de Mato Grosso do Sul, intitulada de capital da arte rupestre do estado:

8 / 15

Permitiu o aumento populacional e o surgimento de organizações sociais mais complexas, inclusive ocorrendo uma divisão social do trabalho e uma especialização de funções. Estudiosos admitem a existência de um poder organizado, com autoridades temporais e/ou religiosas.

9 / 15

Marco que data o início da História, separando-a da Pré-história, segundo a periodização tradicional. Provocou profundas transformações nas relações sociais e na memória coletiva. (Crédito da imagem: depositphotos)

10 / 15

Qual é a datação mais antiga encontrada em Mato Grosso do Sul até a atualidade?

11 / 15

Qual é o nome do sítio arqueológico mais antigo de Mato Grosso do Sul?

12 / 15

Quais destes povos ceramistas pré-históricos viveram no território que hoje conhecemos como Mato Grosso do Sul?

13 / 15

Quando se encontra um artefato arqueológico se deve:

14 / 15

Formação calcária ou montanhosa de origem humana. São sítios arqueológicos deixados por povos pré-históricos que habitavam a costa brasileira de 7 a 8 mil anos atrás, muito antes dos tupis-guaranis. Esses sítios são geralmente compostos por ossos de peixes, pássaros e mamíferos, além de conchas de moluscos e outros materiais orgânicos. (créditos da imagem: ILUSTRAÇÃO MARIANA MASSARANI - http://chc.osasco.sp.gov.br)

15 / 15

O que são sítios arqueológicos?

Sua nota é

A nota média é 58%

0%

Compartilhe:
Veja também