Bem-vindos ao MuArq/GAB/PROECE/UFMS

Postado por: MuArq - UFMS

MuAq_jornal_29

O Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) apresenta os resultados das pesquisas arqueológicas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul nos últimos 30 anos. O acervo exposto comprova os diferentes grupos humanos que povoaram a área no passado arqueológico: desde os caçadores-coletores de cerca de 12.400 anos atrás (no final da era glacial), passando pelos que produziram a arte rupestre (há 8.000 anos atrás), até aqueles que habitaram as margens fluviais, há aproximadamente 3.000 anos atrás; um segundo contexto cultural é o dos indígenas agricultores ceramistas (datado em cerca de 1.500 anos atrás).
O conteúdo é desenvolvido nas visitas às dependências do MuArq: Auditório, onde se apresentam vídeos, um dos quais com linguagem em Libras; Exposição de Longa Duração, com peças arqueológicas e ilustrações; Espaço Lúdico-Pedagógico, onde se desenvolvem ações educativas escavando-se uma réplica de sítio arqueológico e pintando-se signos pré-históricos.
O MuArq é uma unidade vinculada à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq/CPQ/PROPP/UFMS),

Compartilhe:
Veja também